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Quais os documentos necessários para se casar em Cancun?

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Casar em um lugar paradisíaco é o sonho de muitos casais, e se o local escolhido tiver 22 quilômetros de praias cinematográficas, melhor ainda, não é mesmo? Os chamados Destination Weddings tiveram um aumento exponencial nos últimos anos e um dos principais atrativos é ter a chance de combinar a cerimônia com a lua de mel, oferecendo uma experiência única tanto para os noivos, quanto para os convidados.

Cancun dispensa apresentação quando o quesito é beleza. A cidade mexicana é a união perfeita entre belezas naturais e ancestralidade, além de oferecer diversas opções de entretenimento e acomodações para todos os gostos, como visto em publicações anteriores do nosso blog. O destino já foi palco de diversos casamentos de personalidades famosas e promete continuar sendo visado por diversos casais brasileiros.

Mas, afinal, qualquer pessoa está apta a trocar alianças fora do país? Saiba quais são os documentos necessários para se casar em Cancun.

Cerimônia simbólica

Há a possibilidade de você realizar seu sonho de uma forma simbólica e bonita, sem que o casamento tenha validade legal em Cancun. Trata-se de uma cerimônia com o objetivo de trocar ou renovar os votos, com a presença de pessoas queridas e sem a necessidade de apresentação ou validação de documentos. Nessa opção, o casamento civil deverá ser realizado no Brasil e os noivos só precisarão de passaportes válidos.

Cerimônia com validade legal

Para que, além de memorável, seu casamento tenha validade legal no México e, posteriormente, no Brasil, são necessárias duas etapas: o pedido de casamento civil junto ao cartório no México e o registro de casamento junto ao Consulado Brasileiro. É importante contar com a ajuda de um intermediador para que os trâmites legais sejam todos cumpridos.

Documentos necessários para se casar em Cancun

Importante: todos os documentos deverão ser traduzidos para o espanhol por um tradutor público juramentado, baseado no México.

  • Declaração de solteiro solicitada com dois meses de antecedência ao estado de Quintana Roo. Tanto a noiva quanto o noivo deverão solicitar.
  • A homologação do divórcio se faz necessária quando uma das partes for divorciada.
  • Certidão de nascimento dos noivos;
  • Passaporte válido;
  • Formulário migratório (entregue no aeroporto);
  • Exames de sangue realizados no México no prazo de 14 dias antes do casamento: HIV, DST e tipo sanguíneo;
  • Identificação de quatro testemunhas: nome completo, endereço, nacionalidade, idade, profissão e relação com os noivos.

Validação do casamento em terras brasileiras

Após realizar seu sonho mexicano em Cancun, é necessário fazer um Requerimento de Registro de Casamento no Consulado Brasileiro. O procedimento é feito online e depois é necessária a presença dos noivos para a assinatura do Termo de Registro, junto com a entrega da versão original dos documentos listados abaixo:

  • Preenchimento e assinatura do requerimento disponível no site do Consulado-Geral do Brasil no México e envio para o e-mail cgmexico@itamaraty.gov.br.
  • Documento de identificação com foto: passaporte brasileiro válido ou carteira de identidade ou carteira de habilitação.
  • Documento comprobatório de nacionalidade: certidão de nascimento ou passaporte brasileiro válido ou certificado de naturalização.
  • Documento comprobatório de estado civil.
    • Você deverá aguardar o contato do Consulado para comparecer presencialmente e dar andamento ao processo. Após o registro, é feita a transcrição em Cartório do 1º Ofício do Registro Civil na cidade onde você mora.

      Está planejando seu casamento em Cancun e não sabe por onde começar? Conheça todas as infinitas possibilidades que a cidade tem a oferecer em nosso blog.

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