Pesquisar
Close this search box.

Ritual Maia: Fique por dentro do Temazcal de Cancun

Compartilhe esta postagem

Nem todos sabem o que é o Temazcal. Aliás, muitos turistas viajam para Cancun e voltam sem passar por essa experiência única. Para quem não conhece, o Temazcal é um belíssimo ritual maia que pode ser apreciado por quem visita o México.

Basicamente, esse ritual baseia-se em banhos a vapor, hábito que os indígenas utilizavam para a purificação de seus corpos e espíritos. Para isso, faziam uso dos elementos da natureza: a água e o fogo.

Em Cancun, o ritual pode ser encontrado em versões mais modernas e em locais mais luxuosos, que lembram, até mesmo, SPAs; ou desfrutado de uma forma bem similar à tradicional, cultuada pelos antigos maias.

Origem do Temazcal

Esse banho purificador é proveniente das culturas pré-hispânicas do México e da Guatemala. É um método saudável de higiene e limpeza – tanto do corpo quanto do espírito – desenvolvido com elementos naturais.

Seguindo a tradição, o ritual é feito em um iglu de pedra. O vapor é gerado com o auxílio de pedras porosas aquecidas e banhadas com infusão de ervas. A intenção é remeter à sensação do útero materno.

Atualmente, os alojamentos para execução do ritual podem variar, mas a essência do costume se mantém por meio da cultura preservada. Mais do que ser desintoxicante, o ritual maia tem um propósito mágico e religioso.

Efeitos do ritual maia

A pele do corpo funciona como um regulador da temperatura corporal. No Temazcal, diante da exposição aos cerca de 50 °C, o órgão ajuda a eliminar toxinas e tem o seu processo de renovação acelerado.

A alta temperatura também relaxa a musculatura, melhora inflamações, diminui a retenção de líquidos e auxilia o sistema circulatório. Além disso, as ervas medicinais no vapor trazem benefícios ao sistema respiratório.

Essa mistura de termoterapia, hidroterapia e fitoterapia tem, também, efeitos psicológicos e emocionais. Há um efeito relaxante, ideal para melhorar problemas de estresse e insônias.

Como é realizado

O xamã, acompanhado de alguns auxiliares, monta uma roda com alguns acessórios típicos e necessários para o ritual. A seguir, começa a invocação dos espíritos nos quais a crença é baseada e o ritual maia é iniciado.

Assim que o turista se junta ao grupo, começa a saudação aos quatro pontos cardeais e aos quatro elementos principais da natureza: terra, fogo, água e ar. Na sequência, é feito um agradecimento à Mãe Terra e, ao som de chocalhos e tambores, os participantes entram nos iglus, chamados de “Ventre da Mãe Terra”.

Em seguida, o xamã derrama a mistura de água com ervas, como alecrim, tomilho e capim-cidreira, e o vapor é gerado. Cantos sagrados são entoados enquanto pedidos e agradecimentos são feitos por meio de orações.

Toda a sessão ocorre inebriada pelo vapor místico. A cada troca de pedras quentes para a geração de um novo vapor, as pessoas são refrescadas com água fria. E assim segue até o fim do ritual.

No fim, são despertadas sensações de paz, cura e união. Consigo, com os outros e com a natureza.

Local onde é realizado o ritual maia.

Valores

Toda a cerimônia, o rito de boas-vindas, o banho de piscina e a toalha individual para a atividade ficam em torno de $ 39,00.

A idade mínima exigida para fazer o ritual maia é 10 anos. O Parque Xcaret é um dos locais que proporciona essa incrível experiência.

Você já conhecia esse ritual purificador? Leia nossos artigos e fique por dentro de todas as maravilhas que Cancun tem a oferecer.

Outros conteúdos que recomendamos